quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pets

Quando nos mudámos entendemos que seria uma fase de adaptação não só para nós, como também para a nossa bixinha. A nossa cadela viveu sempre comigo na casa dos meus pais, foi sempre muito acarinhada, e é muito amada pela família.
A transição para a nossa casa foi bem lenta, tivémos MUITO medo no começo. Só pensava no dinheiro que tinha gasto em chão, mobilias, e portas e nas unhas e dentes dela a darem cabo de tudo com raiva de a termos tirado da casa que ela entendia como dela. No começo ela passava só algum tempo connosco, a tarde, na loucura o dia todo, mas depois ía dormir aos meus pais e no dia seguinte regressava. Até que por motivos de força maior acabou por ter de ficar uma semana na nossa casa, pela primeira vez.
No primeiro dia só conseguia pensar na choradeira que ia ser à noite, quando percebesse que não ía voltar para lado nenhum. Já via o filme todo na minha cabeça, eu a levantar-me durante o sono para a ir mandar calar, chatear-me com ela e vê-la triste por não querer estar na nossa casa.

E tive a surpresa do século. Quase não choramingou! Deu o ar de sua graça quando as luzes se apagaram e fomos para o nosso quarto, mas manteve-se serena a maior parte do tempo. Já não voltou para casa dos meus pais, já vai ficando sozinha, e é feliz na sua nova casa connosco!!! o que nos deixa felizes a nós também.

DICAS:
- se puderem, permitam que a mudança seja gradual. O ideal é que possa ir conhecendo a sua nova casa aos poucos;
- fazia muitas vezes reforços positivos quando ela chegava, dando lhe um biscoitinho;
- foi fundamental integrar os pertences que já eram dela na nossa casa. O brinquedo dela ajudou-a a manter-se distraída; mais tarde o puff e manta também fizeram com que reconhecesse o seu espaço na nova casa;
- não mudar rotinas bruscamente;
- se há hábitos que querem mudar, esta é a altura;
- paciência muita paciência.

2 comentários: